quarta-feira, 29 de junho de 2016

Estivadores em greve: todo apoio à luta da categoria!


Coletivo Espaço Marxista

Os trabalhadores do porto de Santos decidiram, em assembleia no dia 28/06, realizar uma paralisação, diante da recusa do patronato em renovar o acordo coletivo de trabalho vigente. Esse movimento, que deve adquirir âmbito nacional, é importantíssimo para assegurar os direitos da categoria, que se encontra sob forte ataque patronal. Dentre as reivindicações, estão a luta por melhores condições (ainda mais levando em conta a alta periculosidade da atividade), a manutenção do mercado de trabalho, o aumento de salário para que tenha ganho real face à inflação, o acerto da data-base e a volta da aposentadoria especial.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Portuários: terminais fazem terrorismo contra estivador


O texto abaixo é um informe do Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão (página aqui), sobre o momento atual da luta da categoria.

Terminais do porto fazem ‘terrorismo’ contra estivador

Estivadores terão audiência nesta terça-feira com Ministro da Casa Civil da Presidência da República e tiveram assembleia na sexta.

“Os terminais privativos do porto de Santos querem jogar a sociedade contra os estivadores. Para isso, chegam ao ponto de induzir a imprensa a erro”. O desabafo é do presidente do sindicato da categoria, Rodnei Oliveira da Silva ‘Nei’.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Considerações sobre as eleições ianques


Coletivo Espaço Marxista

A disputa eleitoral estadunidense, que se dará em novembro deste ano, se definirá mesmo entre Hillary Clinton, pelo Partido Democrata, e Donald Trump, do lado dos republicanos. Qualquer que seja o vencedor, pode-se dizer com certeza que os povos do mundo sofrerão o recrudescimento da escalada imperialista: Trump, encarnando a estúpida extrema-direita ianque, do fundamentalismo cristão xenófobo e racista; Clinton, a secretária de Obama cuja política externa emulou os reacionários tempos de George W. Bush.

O propalado interesse da juventude pela disputa política, na onda da pré-candidatura do senador democrata Bernie Sanders, não teve força para romper a lógica em voga no eleitoralismo ianque, a da alternância de poder entre dois partidos praticamente idênticos. O veterano senador foi um jorro de água fresca: teve como temas centrais de sua campanha a crítica ao sistema financeiro, ao financiamento privado de candidatos, à desigualdade social na sociedade norte-americana, à política belicista e ingerecista dos EUA etc.

domingo, 12 de junho de 2016

A ofensiva contra os profissionais da educação no Rio de Janeiro


O Coletivo Espaço Marxista publica agora entrevista com a companheira Natália M., sobre a situação dos professores do município do Rio de Janeiro, governado pelo mafioso PMDB de Eduardo Paes (cujo sucessor apontado para as eleições municipais deste ano será o deputado federal agressor de mulheres Pedro Paulo). A companheira é professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Rio de Janeiro com 10 anos de atuação em regência de turmas regulares.

*

Coletivo Espaço Marxista- Companheira, fale sobre as condições de trabalho da categoria.

Natália M.- Em relação aos aspectos de saúde, há um elevado número de profissionais readaptados (desviados de suas funções originais) e licenciados (por inúmeros motivos, mas salta aos olhos a quantidade de profissionais sob atendimento psiquiátrico, com problemas de pressão, AVC, enfim, doenças desencadeadas pelo alto nível de estresse). O acúmulo de funções, o elevado quantitativo de alunos por turma, a carência de profissionais de apoio, as demandas sociais e de saúde por parte dos alunos, são situações que corroboram para a queda de rendimento profissional e precarização da saúde: trabalha-se em ambiente não climatizado, em condições mínimas de limpeza, áreas ao ar livre sem coberturas, muitos profissionais dividindo o mesmo espaço, falta de motivação para o trabalho etc.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...