sábado, 28 de fevereiro de 2015

Egito classifica Hamas como organização terrorista


Na contramão da História, quando mesmo a União Europeia, no final do ano passado, mudou sua abordagem sobre o Hamas (aqui), o Egito lista o movimento como organização "terrorista", como se vê no texto abaixo (retirado aqui). Essa posição, que faz os ianques e sionistas sorrirem de orelha a orelha, mostra o fracasso da dita "primavera árabe" em trazer conjunturas realmente democráticas e antiimperialistas para a região.

O Hamas, diferentemente do que dizem os detratores, não é uma organização "terrorista". Ao contrário, é um movimento de massas que nasce como resistência legítima -daí Movimento de Resistência Islâmico- contra a ocupação israelense. Trata-se, nas palavras de Abdel-Alim Da’na, dirigente da Frente Popular para a Libertação da Palestina, de "uma organização nacionalista de combate à ocupação" (aqui), e portanto merecedora da solidariedade das forças progressistas do planeta.

Segue abaixo a matéria.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Senado brasileiro em socorro dos golpistas venezuelanos


Em meio à cada vez mais descarada investida golpista da direita sulamericana, o Senado Federal brasileiro aprovou a criação de comissão, para "fim de verificar in loco a situação na Venezuela, estabelecer diálogo com membros do parlamento local, e com interlocutores representativos das oposições e da sociedade civil, bem como, se possível, com as autoridades daquele querido país irmão" (aqui). Salta aos olhos a canalhice da iniciativa.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Golpismo pró-imperialista na Argentina


Nota da Tendencia Militante Bolchevique, seção argentina do CLQI/ CP, sobre a marcha de 18/ 02, puxada, entendemos nós, por setores da mesma direita pró-imperialista que tem buscado desestabilizar os governos de Maduro e Dilma na Venezuela e Brasil, respectivamente. Ao mesmo tempo em que denunciamos e combatemos tais investidas reacionárias, deixamos claro, conforme o texto abaixo, que o único caminho válido é a mobilização da classe trabalhadora, sem depositar nenhuma confiança em direções burguesas.

Golpismo pro-imperialista en Argentina

La marcha del 18F" El 18 de febrero se convoco desde el uso de los grandes medios de comunicación a una marcha impulsada por un sector de los fiscales a raíz del caso "Nisman". Por la vía de la judicializacion la derecha, con apoyo de sectores reaccionarios de la clase media, intenta desestabilizar al gobierno de CFK.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ataques aos direitos da classe trabalhadora a todo vapor


Segue abaixo o informe do camarada Antonio Junior, operário metalúrgico da CAF-Brasil (Hortolândia-SP) e vice-presidente da CIPA, acerca das investidas que os trabalhadores brasileiros têm sofrido neste início de 2015.

O ano de 2015 mal começou e os ataques aos direitos da classe trabalhadora estão a todo vapor.

A vaca não só tossiu, ela pegou pneumonia e está com a garganta em sangue. Dilma atacou direitos, como do seguro desemprego e direitos previdenciários.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Avanço contra o ISIS no Iraque


Apesar de seus êxitos militares -que possuem em sua origem diversos fatores, desde a desestruturação institucional do Iraque e Síria após intervenção estrangeira e guerra civil, passando pela disputa sectária inter-islâmica e o beneplácito, camuflado e hipócrita, das potências ocidentais e do sionismo-, a organização criminosa ISIS parece dar sinais de exaustão. Na matéria abaixo, retirada aqui, é narrado como as forças iraquianas, em conjunto com tribos sunitas, se preparam para limpar a cidade de al-Baghdadi (não confundir com Bagdá), na província de Anbar, da presença do grupo wahhabista.

A coalização liderada pelos EUA participa da investida, supostamente garantindo apoio aéreo, como tem feito no Curdistão sírio. O "auxílio" estadunidense, como é óbvio, deve sempre ser visto com cautela. Afinal, como dito acima os ianques não apenas ajudam a fomentar, direta e indiretamente, o fundamentalismo islâmico, através de sua rapina imperialista sobre os povos do planeta e sua tática de "dividir para conquistar" o mundo árabe -como é do agrado de seus aliados sionistas-, como têm interesse na queda de Assad e de quebra no enfraquecimento do Irã xiita, como também é do agrado do sionismo, e, para isso, têm fechado os olhos ao rápido avanço dos jihadistas.

Segue abaixo a matéria.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

50 anos do assassinato de Malcolm X


Texto construído pelo Comitê Paritário (atual Frente Comunista dos Trabalhadores), no marco dos 50 anos da morte do grande militante.

50 anos do assassinato de Malcolm X

Ele nasceu Malcolm Little, em 19 de maio de 1925. O seu pai era militante da UNIA (Associação Universal pelo Progresso dos Negros).

A UNIA foi criada por Marcus Garvey, num período de desespero para os negros estadunidenses. Depois da Guerra Civil americana, que aboliu a escravidão, houve um período de Reconstrução. Durante esse período, os negros acreditaram que finalmente chegaria a igualdade, somente para terem as suas esperanças destruídas quando o governo federal abandonou o Sul dos EUA nas mãos dos racistas, que restabeleceram várias leis segregando brancos e negros (as leis Jim Crow, que numa tradução livre seria Zeca Urubu). Tudo isso foi garantido pela violência da Ku Klux Klan. Nas primeiras décadas do século XX, aconteceu um auge de linchamentos de negros.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Intelectuais e artistas contra a tentativa de golpe na Venezuela


A "Red de Intelectuales, Artistas y Movimientos Sociales en Defensa de la Humanidad" emitiu há pouco declaração pública, repudiando o golpismo da direita venezuelana e os esforços (antigos!) dos EUA no sentido de fazer soçobrar a Revolução Bolivariana. Reafirma a solidariedade ao governo legitimamente eleito, o de Nicolás Maduro, bem como exorta a oposição a respeitar a constituição do país. Segue abaixo o texto, cujo link original é este.

La Red en Defensa de la Humanidad repudia intento de Golpe de Estado en Venezuela

18/02/2015

RESPETO A VENEZUELA, ¡NO AL GOLPE DE ESTADO!

Ante el último atentado contra el orden constitucional en la República Bolivariana de Venezuela, la Red de Intelectuales, Artistas y Movimientos Sociales en Defensa de la Humanidad (capítulo México), pronuncia su más enérgico rechazo a las acciones de los sectores golpistas de la derecha venezolana, apoyadas plenamente por Estados Unidos.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Sobre "conservadores de esquerda"


O texto abaixo foi extraído do blog do Núcleo de Estudos de Irracionalismo Moderno, de autoria de Paulo Ayres (link original aqui). Aborda, à luz da crise ucraniana, o fenômeno dos "conservadores de esquerda" e a nefasta influência de pensadores como Aleksandr Dugin -que ilustra nosso post- em setores ditos comunistas.

Comunistas conservadores constituem, como diz o texto que ora reproduzimos, um verdadeiro oxímoro. Todavia, são mais comuns do que possam parecer. Nas redes sociais pulula esse tipo de indivíduo -moralista, homofóbico, machista-, que, nada obstante, diz reivindicar o marxismo. O stalinismo está na raiz dessas idiossincrasias. Em seu processo de consolidação ao longo dos anos 20-30, cristalizou a figura do funcionário, do burocrata, tacanho e obediente, envolto pelas condições históricas e materiais de um país atrasado e recém-saído de uma guerra civil. E eis, anos depois, a resistência soviética ao nazifascismo transformada em "Grande Guerra Patriótica", numa evocação ao orgulho eslavo e à tradição que não deixaria nada a dever ao czar. Vide, a propósito da onda de conservadorismo no Estado Operário soviético, o capítulo "Família, juventude e cultura" n'"A Revolução Traída" de Leon Trotsky (1936-37).

Segue abaixo o texto.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Nasrallah: a origem da brutalidade do ISIS é Hollywood


No texto abaixo, em inglês (link original aqui), o clérigo xiita e secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, reforça o que as forças progressistas do mundo têm denunciado: o famigerado ISIS, o autoproclamado Estado "Islâmico", como agente do imperialismo e do sionismo. Presta condolências, ainda, ao povo egípcio, em razão do massacre efetuado pela organização wahhabista contra 21 cristãos coptas egípcios, de forma covarde e midiática, com tem sido o modus operandi dos terroristas.

Principalmente nos dias de hoje, quando a islamofobia tem atingido níveis altíssimos (um exemplo recente aqui), é relevante o esclarecimento por parte do clérigo, destacando que "quem se diz muçulmano, mas age contra as regras de humanidade, não é, de verdade, um muçulmano".

Segue abaixo o texto.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Joaquim Barbosa, porta-voz da direita brasileira


O texto a seguir, de autoria do jornalista Paulo Nogueira, foi extraído aqui. Tece considerações sobre a recente manifestação do ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, no Twitter, "exigindo" a demissão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por causa de referência ao mesmo nas investigações da "Lava jato".

De nossa parte, não temos nenhuma simpatia para com o governo Dilma e seu ministério. Todavia, há que apontar que Joaquim Barbosa, ao formular suas críticas, age como porta-voz de forças ainda mais à direita do PT, e seu discurso "moralista" -evocando os "brasileiros honestos"-, demagogo, é feito sob medida para agradar os extratos lacerdistas da pequena burguesia brasileira. Aliás, não é só no discurso político que JB se coloca ao lado da vanguarda do atraso; enquanto jurista, em que pese sua tão proclamada formação acadêmica, ficou famoso por desrespeitar princípios constitucionais e processuais penais rotineiramente, seja como presidente da corte seja como relator da AP 470 ("Mensalão"), o que lhe valeu o repúdio de entidades de classe da Advocacia e da própria Magistratura.

Segue abaixo o texto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...