sábado, 26 de novembro de 2016

Tributo a Fidel Castro


O texto abaixo é do professor e veterano militante Ronaldo Coutinho, e faz uma homenagem ao comandante revolucionário Fidel Castro, cujo passamento aos 90 anos de idade se deu neste dia 25/ 11. O Coletivo Espaço Marxista se junta à homenagem. Estamos cientes dos riscos da burocratização e da ameaça de restauração capitalista que paira sobre a Ilha Operária; e, por isso mesmo, reafirmamos nosso compromisso de defesa incondicional de Cuba, da sua revolução e de suas conquistas sociais.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

O calamitoso estado do Rio Grande do Sul e a luta a ser travada


Coletivo Espaço Marxista

Desde julho de 2015 os servidores do Executivo do Rio Grande do Sul ficam apreensivos cada vez que pensam em seu salário. Não bastasse a defasagem acumulada desde 2012 e o gigantesco crescimento da inflação que corroem os bolsos dos servidores, o governo Sartori vem frequentemente parcelando os salários, mesmo com o Estado arrecadando mais do que gasta, como pode ser observado no Portal da Transparência.

Não se contentando com o desaforo do parcelamento dos salários e a falta de consideração com os servidores que sequer recebem um comunicado oficial sobre como e quando irão receber, tendo que buscarem informações nos canais de mídia (com esses o governo conversa), frequentemente o governador ainda debocha dos servidores (como faz desde a campanha eleitoral, quando debochou da maior luta dos professores com o governo anterior, que era o pagamento do piso salarial) declarando que devem contentar-se com o pagamento parcelado, porque se trabalhassem na indústria já estariam desempregados.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

A máfia do PMDB e o Rio de Janeiro em crise


Coletivo Espaço Marxista

O PMDB colocou o Rio de Janeiro em gravíssima crise, após uma década de saque e espoliação no Estado. Há poucos meses, o então governador em exercício Dornelles (PP) declarou o Estado "falido" e proibiu novas contratações de servidores. Pezão, ao retornar após licenciamento médico, apresenta um verdadeiro "pacote de maldades" à ALERJ (presidida pelo também peemedebista Jorge Picciani), com propostas anti-trabalhador como o fim de programas sociais (como o "Aluguel social" e os restaurantes populares) e a taxação de 30% do vencimento dos servidores (aposentados e pensionistas inclusive), com a justificativa canalha de "equilibrar as finanças" do Estado. Pior que isso, na verdade nem recebendo em dia os servidores estaduais estão.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Todo apoio à greve dos trabalhadores portuários de Santos!


Coletivo Espaço Marxista

O Coletivo Espaço Marxista vem manifestar seu total apoio e solidariedade aos trabalhadores da capatazia (os antigos "doqueiros") do Porto de Santos, vinculados ao Sintraport (Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários).

domingo, 6 de novembro de 2016

Solidariedade ao MST, contra a criminalização dos movimentos sociais


Coletivo Espaço Marxista

A recente invasão policial à Escola Nacional Florestan Fernandes, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Guararema- SP, no dia 04/ 10, é um claro sintoma de algo que temos denunciado: a escalada da repressão fascista aos movimentos sociais, em sintonia com a ofensiva de direita internacional. O golpe orquestrado no Brasil, que colocou no poder a camarilha de Michel Temer, faz parte dessa ofensiva.

Contra os movimentos sociais são usadas todas as armas: a mídia (apesar da popularização da internet, os velhos e reacionários grupos midiáticos, liderados por oligarquias -Abril, Organizações Globo, Folha- continuam com enorme poder de manipulação da opinião pública), a polícia (do que é exemplo a citada invasão à ENFF), o Judiciário e o Ministério Público (que utilizam o direito penal e processual penal como evidente instrumento de repressão, sem disfarçar seu caráter de classe) e as formas legislativas clássicas, com a edição de leis de exceção, como a famigerada 13.260/2016, a "lei do terrorismo" imposta pela repressão internacional e sancionada por Dilma Rousseff, cujo caráter "aberto" e confuso foi deliberamente planjeado para permitir seu uso contra as lutas populares e sociais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...