terça-feira, 20 de setembro de 2016

Não é só o PT: o alvo é toda a esquerda e movimentos sociais


Coletivo Espaço Marxista

O cerco contra o Lula e o PT aperta, tendo o ex-presidente e ex-líder operário sido denunciado na última quarta (14/ 09) pelo Ministério Público Federal no âmbito da midiática e tucana Operação Lava Jato, conduzida pelo inquisidor moderno Sérgio Moro. Como os próprios procuradores admitem, não possuem provas de que o petista tenha cometido crime, mas isso é apenas um detalhe dentro do plano de varrer o Partido dos Trabalhadores e suas lideranças do mapa.

Nós não colocamos a mão no fogo por Lula e tampouco o apoiamos politicamente. Os governos do PT foram marcados pela conciliação de classes e pela aplicação da agenda neoliberal, em conluio com banqueiros e ruralistas. Contudo, repudiamos essa “cruzada” movida pelos setores mais reacionários da sociedade, encastelados nas instituições -Poder Judiciário, Ministério Público, polícias, grande mídia, igrejas etc.-, contra o PT e seus dirigentes históricos. Não há nada progressista na iniciativa de procuradores como Deltan Dallagnol (que além de tudo é ligado ao fundamentalismo cristão!), que violam de forma flagrante os princípios processuais elementares de qualquer ordenamento jurídico civilizado. Trata-se de uma perseguição deliberada e parcial. Ao mesmo tempo, os quadros da direita brasileira são blindados e protegidos, não sofrendo o menor incômodo, totalmente imunes à sanha repressiva dos “valentes” procuradores.

É um grande erro achar que a barbárie policial-judicial se limitará ao PT e seus dirigentes. Na verdade, a maré reacionária tem como alvo toda a esquerda e os movimentos sociais. Para isso, utilizam diversas armas. Por exemplo, a chamada reforma eleitoral e política, que cria enormes dificuldades para a vida dos partidos, é concebida “com carinho” para inviabilizar os partidos de esquerda, pequenos e à base da militância voluntária, ao contrário das máquinas partidárias gigantescas das agremiações burguesas. Também veremos a lei antiterrorismo cada vez mais dirigida para a criminalização dos lutadores sociais, principalmente se lembrarmos que a pasta da Justiça -sic- do governo golpista é ocupada pelo truculento e fascista Alexandre de Moraes, e não esqueçamos ainda a movimentação por uma escola "sem partido" e a reformulação das grades de ensino médio, com o intuito de impedir o debate e o pensamento crítico junto à juventude.

Diante do cenário, não há lugar para esquerdismo e sectarismo. Pelo contrário, apenas a unidade de ação, envolvendo todo o campo popular, progressista e de esquerda, conseguirá resistir à essa escalada reacionária.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...