quarta-feira, 10 de agosto de 2016

O capital e sua investida contra o trabalhador portuário avulso!


Lênin Braga
membro do
Coletivo Espaço Marxista
(texto original de agosto de 2015)

O capitalismo em tempos muda sua forma de agir contra uma classe trabalhadora, e isso também inclui os trabalhadores portuários, esse sistema capitalista sempre entra em crise para mudar seu ciclo numa forma de amarração e de sustentar o Capital na ordem mundial.

O sistema neoliberal vem agindo sobre os trabalhadores dos portos, numa forma mais rígida a partir de meados dos anos noventa, conseguindo emplacar uma nova lei, a da modernização dos portos (lei nº 8630/93), nela um primeiro golpe nas categorias foi tirar o poder dos sindicatos de distribuição da mão de obra nos portos e passando-o para o Órgão Gestor de Mão de Obra- "OGMO", que veio para distribuir os trabalhadores entre os pontos de trabalho, sendo o intermediador entre o trabalhador e o empresário.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Unidade de ação contra a ofensiva reacionária em curso


Coletivo Espaço Marxista

As Olimpíadas se aproximam, e com elas o oba-oba midiático e o ufanismo da burguesia deslumbrada. Por quase um mês os holofotes estarão voltados para a pauta esportiva, e a grave crise política ficará em segundo plano. Isso dará tempo para que o bloco golpista consolide sua posição, esvaziando a já tímida e pusilânime defesa de Dilma Rousseff, aplainando caminho para que o impeachment seja aprovado tranquilamente pelo Senado no final de agosto.

O ataque brutal do governo golpista de Michel Temer ao que resta de Estado Social e aos direitos e garantias fundamentais -cortes de milhares de bolsas no ensino superior federal, a venda a preço de banana pela Petrobras de sua participação na área de pré-sal de Carcará para a norueguesa Statiol, a condução do Ministério da Justiça pelo truculento Alexandre de Moraes etc.-, e tudo alinhado a Washington, é só uma amostra do que está por vir. O silêncio dos "revoltados on line" da pequena-burguesia prova apenas que, quando não se trata de pura massa de manobra teleguiada pelo Jornal Nacional, se trata de real e despudorada canalhice travestida de "indignação". Em seu patriotismo torto, a bandeira nacional não pode ser vermelha, mas os recursos naturais brasileiros podem ser entregues às potências estrangeiras sem o menor problema!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...