sábado, 21 de outubro de 2017

Não o fim, apenas um intervalo


Nota de esclarecimento
outubro de 2017

Em maio de 2016 o Espaço Marxista deu um salto de qualidade, deixando de ser apenas um blog para se tornar um coletivo, com membros e simpatizantes em vários lugares do Brasil. Ao longo desses meses buscamos nos inserir nos movimentos de massa, participando das lutas da classe trabalhadora onde possível. Atuamos junto dos trabalhadores portuários de Santos, dos profissionais da Educação do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, apoiamos as greves dos doqueiros santistas, os comerciários do Rio de Janeiro, os radialistas de São Paulo etc. Estivemos nas manifestações de rua contra a PEC 241/ 55 (a "PEC do fim do mundo"), contra os pacotes de maldades dos governos de Pezão e Sartori no RJ e RS etc., dentre outras atividades.

Todavia, neste mês de outubro de 2017, após um período de reflexão e discussão fraterna, entendemos melhor suspender, por enquanto, o Espaço Marxista enquanto coletivo. Vários motivos pesaram nesse sentido, como dificuldades pessoais e profissionais de seus integrantes ou prioridades políticas e organizativas diante da conjuntura atual.

Companheiros em frente ao histórico Sindicato dos Estivadores de Santos.

30/ 06/ 17, greve geral no Rio de Janeiro. 

O Espaço Marxista, assim, deixa de ser um coletivo e retoma seu caráter de blog/ página de formulação política. Mais que isso, o objetivo é que seja propriamente um espaço marxista, aberto, plural e crítico, no espírito de sua apresentação.

Agradecemos a todos os companheiros, amigos e simpatizantes que têm nos acompanhado. É possível que nos organizemos novamente, como coletivo, mais cedo do que pensamos. Por ora, vamos lutando com as armas que temos. Muitas vezes, na luta de classes, é preciso saber esperar. E, como diz Trotsky, "o que a palavra 'esperar' significa no presente momento? Preparar para o futuro! Toda a atividade revolucionária não caminha para isso?".

Vida longa ao Espaço Marxista, e por mais e mais espaços marxistas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...