sábado, 26 de março de 2016

A importância geoestratégica da Síria


O vídeo a seguir, via Telesur (aqui), aborda a crise síria e o porquê do país ter se tornado alvo de cobiça imperial. Além da posição geográfica estrategicamente favorável e da riqueza petrolífera, está alinhado ao campo sino-russo, de modo que o imperialismo e seus aliados regionais -como a Turquia e a Entidade Sionista- agem em todas as frentes para a derrubada do governo de Assad.

Outro elemento que acrescentaríamos, não citado no vídeo, é o fato do grupo dirigente sírio ser xiita (na variante alauíta), o que desperta o ódio sectário do jihadismo salafista wahhabista, que é utilizado pelo imperialismo conforme sua conveniência.

domingo, 20 de março de 2016

Considerações sobre o golpismo em curso


As massas ocuparam as ruas de forma expressiva neste 18 de março, por mais que a mídia da direita golpista -famiglia Marinho et caterva- omitisse ou "mascarasse" números. Ficou evidenciado que, "apesar dos pesares", o PT e seu campo têm condições de mobilizar ampla militância, para resistir a eventual -ou provável- golpe. No atual estágio de crise institucional brasileira, tal exibição de força era imprescindível para impressionar os golpistas, fazendo-os ver que o golpe terá resistência. A luta contra o fascismo se resolve nas ruas, como diz Trotsky no "Programa de Transição". A mobilização permanente de massas -partidos e forças do campo popular e progressista, movimentos sociais, sindicais e estudantis- é arma decisiva.

sábado, 12 de março de 2016

Barrar a ofensiva reacionária!


Publicamos abaixo a recente nota de conjuntura da Frente Resistência (original aqui), à qual nosso blog é vinculado, abordando as midiáticas investidas "jurídicas" contra o PT e seus dirigentes, na verdade uma mobilização golpista orquestrada pela direita.

Barrar a ofensiva reacionária!

Nota de conjuntura da Frente Resistência
12 de março de 2016

As movimentações golpistas ganharam novos episódios nos últimos dias, todos travestidos de roupagem “jurídica”, apesar dos abusos e ilegalidades evidentes. Em 04/ 03 o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi sequestrado pela Polícia Federal em sua residência, em São Paulo, sob as ordens do “torquemada” Sergio Moro, condutor da midiática e tucana Operação Lava Jato. A rápida mobilização da militância e a ampla repercussão negativa do ato, próprio de regimes de exceção, impediram que os agentes cumprissem seu intento de conduzir o ex-presidente preso a Curitiba. Em 10/ 03, outro episódio, quando promotores paulistas denunciam Lula por suposta irregularidade no famoso “triplex do Guarujá” (enquanto a mansão dos Marinhos em Paraty passa em brancas nuvens) e, ávidos por holofotes, convocam a imprensa para municiar o Jornal Nacional de todo o besteirol possível.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Sobre milícias dos trabalhadores


O Espaço Marxista publica abaixo nossa tradução para texto de Trotsky -fonte ao final- versando sobre as milícias operárias, elemento indispensável da luta de classes, mormente na conjuntura tratada (anos 30 e o fascismo crescente). A imagem do post, retratando o Comandante do Exército Vermelho, é um detalhe de "Revolución rusa o Tercera internacional", mural de Diego Rivera pronto em 1933.

Sobre milícias de trabalhadores
Leon Trotsky
fevereiro de 1934

A milícia dos trabalhadores é a mais forte arma na luta de classes. A luta de classes alcança sua mais consciente expressão no partido. O papel do partido, assim como o papel da milícia dos trabalhadores, aumenta na proporção do aprofundamento da luta de classes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...