sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A direita latino-americana


O artigo abaixo versa sobre o caráter da direita de nosso continente e seu papel nefasto na história. Texto muito pertinente e oportuno, mas deixamos registrado aqui que temos reservas quanto à parte em que é falado em avanços populares sob os anos do PT, ao citar o governo golpista de Michel Temer. A imagem que escolhemos para ilustrar o post é um detalhe do mural "De la conquista al presente", de Diego Rivera, retratando Emiliano Zapata e Pancho Villa.

A direita latino-americana

Ricardo Arturo Salgado Bonilla

Poucas vezes paramos para pensar na direita do nosso continente, tratando de ver as coisas como ela vê. Como se assume em seu papel de classe dominante, responsável durante séculos por tudo aquilo que nossas sociedades têm passado. Essa direita é responsável por criar conceitos, princípios, valores e preconceitos em nossa história, e também no desenvolvimento de nossas economias.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Notas de Lênin sobre a dialética de Hegel (1914)


Willian Alves de Almeida
Professor de História e turismólogo,
simpatizante do
Coletivo Espaço Marxista

Breves comentários meus atualizando uma análise que fiz em 2003, pois a dialética dos acontecimentos seja na minha própria vida, seja no contexto da realidade geral, sempre se transforma.

Anotações de Lênin em negrito e itálico. Exceto o P.S., de minha autoria.

01) Objetividade da análise (nem exemplos nem digestões, mas a coisa em si mesma);

Ao analisar um fato concreto, essa análise deve ser objetiva, sem rodeios, para facilitar o entendimento. Isso é fundamental no aspecto político, mas é aplicável em outros aspectos da vida.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Não é só o PT: o alvo é toda a esquerda e movimentos sociais


Coletivo Espaço Marxista

O cerco contra o Lula e o PT aperta, tendo o ex-presidente e ex-líder operário sido denunciado na última quarta (14/ 09) pelo Ministério Público Federal no âmbito da midiática e tucana Operação Lava Jato, conduzida pelo inquisidor moderno Sérgio Moro. Como os próprios procuradores admitem, não possuem provas de que o petista tenha cometido crime, mas isso é apenas um detalhe dentro do plano de varrer o Partido dos Trabalhadores e suas lideranças do mapa.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Sobre a queda de Eduardo Cunha


Coletivo Espaço Marxista

Na noite desta segunda-feira, 12 de setembro, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, teve mandato e direitos políticos cassados, por quebra de decoro parlamentar e em razão da enormidade de escândalos envolvendo seu nome. Outrora todo-poderoso, o mafioso deputado -devidamente tachado de “gângster” por Glauber Rocha (PSOL), na sessão que autorizou a abertura do processo de impeachment em abril- foi abandonado inclusive pelos aliados do chamado “baixo clero”, tendo sofrido uma derrota acachapante: 450 votos pela cassação, diante de 10 contra e 9 abstenções.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...