quarta-feira, 20 de abril de 2016

Por um mundo multipolar para a classe trabalhadora


O texto abaixo, extraído aqui, trata do chamado mundo multipolar que vai se desenhando, tendo à frente os BRICS e, principalmente, Rússia e China. Tal multipolaridade contraria os interesses do imperialismo (isto é, EUA e União Europeia), pois significa seu enfraquecimento e/ou perda de dominação e influência política, econômica e militar.

Mesmo que tal multipolaridade se dê em marcos estritamente capitalistas, não apontando para uma ruptura com a ordem econômica mundial, ainda assim se trata de uma movimentação amplamente progressista. Nosso critério é de classe; para nós, é bom aquilo que for bom para a classe trabalhadora. Nesse sentido, apenas o esquerdismo infantil mais crasso vai considerar preferível para os trabalhadores do mundo uma realidade onde Washington e a OTAN sejam o poder hegemônico, em detrimento de outra realidade global onde haja agentes alternativos e dissonantes, desempenhando papel de resistência contra tais pretensões absolutistas. Nesse enfrentamento de campos há tensões e contradições que devem ser utilizadas pela classe trabalhadora em seu benefício, arrancando mais e mais conquistas e direitos, ainda nos marcos do capitalismo, e acumulando e reorganizando forças na perspectiva revolucionária rumo ao socialismo.

sábado, 9 de abril de 2016

Ianques constroem base na Palestina ocupada


É público e notório que a entidade sionista "Israel" é o enclave imperialista no Oriente Médio. Na matéria abaixo (fonte ao final), é falado sobre suas movimentações militares com os ianques nos territórios palestinos ocupados.

EUA edificam uma base militar nos territórios palestinos ocupados

O exército estadunidense iniciou a construção de uma "base secreta" nos territórios palestinos ocupados para proteger seu aliado, o regime de Israel.

"A base militar, na qual trabalham 24 horas por dia, está preparada para situações de emergência e para responder às crescentes ameaças de mísseis a Israel", afirmou o portal de notícias israelense Walla, que cita uma fonte da segurança israelense.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...