terça-feira, 20 de outubro de 2015

Solidariedade a Mauro Iasi contra a perseguição da direita!


Segue abaixo a nota da Frente Resistência (sobre a Frente, aqui), em solidariedade ao camarada Mauro Iasi do PCB, que nos últimos dias tem sofrido virulento ataque da direita em razão de sua fala no 2° Congresso Nacional da CSP-Conlutas em junho deste ano, por declamar poema no qual Brecht fala em fuzilar fascistas.

Nota em solidariedade ao companheiro Mauro Iasi do PCB

Para os que recitam Brecht: "Não se encoleriza, ridiculariza; não se indigna, propõe reflexões; não pede sentimentos pede mudanças".

O anticomunismo é a base ideológica que vem ressuscitando o fantasma fascista no Brasil.

A onda conservadora que cresce no Brasil é um fenômeno dantesco, que toma proporções nas redes sociais e está diretamente presente no enfraquecimento da democracia institucional burguesa.

sábado, 17 de outubro de 2015

Não se pode lutar por uma Síria "democrática" ao lado da OTAN


O YPG -Unidades de Defesa do Povo- curdo anuncia, em sua página (aqui, aqui), a criação da Força Democrática Síria, uma coalizão militar englobando os próprios curdos (YPG e YPJ, a unidade feminina), os cristãos assírios e grupos da chamada "Coalizão Árabe Síria" (como o Jaysh al-Thuwar -fração do Exército "Livre" Sírio- e a milícia tribal Al-Sanadid). Conforme sua declaração oficial, a coalizão busca a construção de uma "Síria democrática", bem como a "defesa de todo povo sírio contra as ameaças externas e internas".

Nós do blog "Espaço Marxista" prestamos total solidariedade à luta do povo curdo, inclusive contra Assad, que defendemos contra a OTAN e o jihadismo. Lutamos pela autodeterminação dos povos e pelo direito a seus próprios Estados nacionais, de forma autônoma e livre das ingerências externas. É óbvio para nós, contudo, que tal meta progressista não poderá jamais ser alcançada em aliança com o imperialismo. É fundamental deixar isso consignado porque, tão logo foi configurada a nova coalização, os ianques salivaram diante da possibilidade de terem aliados confiáveis na luta contra o regime sírio.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Coreia do Norte pronta para se defender dos EUA


Deu-se há pouco na Coreia do Norte, com parada militar, a celebração pelo 70º aniversário de seu Partido dos Trabalhadores (outubro de 1945, precisamente, marca o estabelecimento do comitê norte-coreano do Partido Comunista da Coreia, um dos antepassados do PT atual). Na ocasião, o dirigente atual do país, Kim Jong-un, deixou uma mensagem clara aos ianques, no sentido de que a Coreia Popular está pronta para se defender de qualquer ataque imperialista.

Nós temos profundas reservas quanto ao socialismo norte-coreano, conforme já dissemos aqui. A própria definição oficial do país -"The DPRK is the Juche-oriented socialist state which embodies the idea and leadership of Comrade Kim II Sung, the founder of the Republic and the father of socialist Korea" (aqui)- é problemática à luz do marxismo elementar. Todavia, isso não nos impede de oferecer apoio incondicional à Coreia Popular, contra ameaças e agressões estrangeiras.

sábado, 10 de outubro de 2015

Em defesa do leninismo


Grande parte da esquerda mundial, diríamos a maioria, não se recuperou da crise causada pela desintegração dos Estados Operários do leste e pelo refluxo na arena de classes mundial desde então. Mesmo que estejamos falando de no mínimo duas décadas, o golpe ainda não foi digerido e a cantilena do "fim da História" ressoa profundo em ouvidos impressionáveis. O desamparo de quem já não possui uma URSS, somado à contraofensiva ideológica em escala inaudita, faz com que muitos adentrem meandros pós-modernos, de negação da luta de classes, do papel histórico do proletariado e de seus instrumento clássicos (partidos e sindicatos), de ceticismo quanto à revolução mundial (e mais ainda quanto à possibilidade de construção do socialismo), de incapacidade de mediar as contradições da época à luz de Marx e assim por diante, resultando, ao final, em prostração e frustração- crises existenciais do individualismo pequeno-burguês, contaminando corações que outrora foram (se é que já foram) revolucionários.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

"O socialismo é agora"


O texto abaixo é de Darío Machado Rodriguez e foi retirado daqui. Trata das dificuldades de construção do socialismo em Cuba, mas deixa consignados a confiança no aprofundamento do processo e a rejeição do economicismo que defende o desenvolvimento do capitalismo para, só então, se construir o socialismo.

Tal posição, a do socialismo "agora", é ao nosso ver a aplicação intuitiva da tese trotskyana da revolução permanente, aqui em seu aspecto vertical, isto é, o de profundidade. Ou seja, é a própria revolução socialista que dará cabo das tarefas "capitalistas" em aberto, sendo repudiado o etapismo que prega "primeiro" o capitalismo para só "depois" o socialismo. Não se trata de saltar etapas -pois evidentemente o socialismo precisa de bases materiais mínimas- mas de cumpri-las já no bojo da revolução socialista.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Campanha pela liberdade do Tom e contra as perseguições à FIST


O blog "Espaço Marxista" manifesta sua solidariedade à FIST- Frente Internacionalista dos Sem-Teto, contra a perseguição que a organização e seus militantes têm sofrido do aparato repressivo estatal, denunciando, em particular, conforme a nota que se vê abaixo (original aqui), a prisão do militante Adeilton Costa Lima ("Tom"), que se deu ao arrepio do devido processo legal.

O direito à moradia, pelo qual se bate a FIST, é reputado direito fundamental no ordenamento jurídico de qualquer Estado dito Democrático de Direito. Evidenciando a hipocrisia desse mesmo institucionalismo liberal-burguês, tal direito é reiteradamente desrespeitado, de modo que, ao invés de um direito "fundamental", a moradia é um verdadeiro "luxo" para poucos, ainda mais em cidades caríssimas e excludentes como o Rio de Janeiro, palco de megaeventos e de uma especulação imobiliária brutal. Portanto, todo apoio à luta dos sem-teto, contra a repressão e o fascismo estatal.

LIBERDADE PARA TOM, PRESO PELO JUDICIÁRIO RACISTA! CONTRA AS PERSEGUIÇÕES A FIST!

Adeilton Costa Lima, o Tom, trabalhador informal e morador da ocupação Edith Stein da FIST famoso por ter confeccionado o boneco da copa cuja imagem rodou o mundo, foi condenado a 11 anos de prisão, sob a falsa acusação de roubo. Ele está desde o dia 30/09/2014 preso no presídio Patrícia Acioli em São Gonçalo.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

América Latina, conjuntura e tarefas


O texto que publicamos abaixo, extraído do sítio do Partido Comunista Peruano (aqui), é de autoria do cientista político basco Katu Arkonada, e traça uma conjuntura da América Latina de hoje. Em especial, analisa o suposto refluxo do "ciclo progressista" começado em fins dos anos 90.

Nós do blog "Espaço Marxista", ao contrário das seitas esquerdistas pequeno-burguesas, entendemos que tal ciclo progressista é indiscutível, haja vista os êxitos no campo social -do que é exemplo a erradicação do analfabetismo na Venezuela, conforme atestado pela UNESCO- e o enfrentamento ao imperialismo e à ingerência ianque em nuestra América, seja no plano retórico -e o simples verbalizar já tem sua carga progressista- seja em atos práticos, como, dentre inúmeros exemplos, a expulsão da agência golpista ianque USAID da Bolívia em 2013.

sábado, 3 de outubro de 2015

Os sete pontos de Putin para uma "nova ordem mundial"


O texto abaixo foi traduzido pelo blog Espaço Marxista a partir daqui, e traz os pontos extraídos do discurso do presidente russo, Vladimir Putin, na Assembleia Geral da ONU ocorrida no final de setembro.

Temos ciência de que a Rússia de Putin não é o Estado Operário soviético, mas, ainda assim, é um importante agente global, à testa do bloco alternativo que se contrapõe ao imperialismo de Washington e União Europeia. Tal papel dá ao país -mesmo em face de suas contradições- um caráter progressista na atual quadra histórica. Esse caráter progressista fica evidente nos pontos abaixo, onde Putin prega a multipolaridade global (o que requer uma ONU diferente, como é dito no texto), o não-intervencionismo militar ocidental e se alinha, corretamente, com Assad.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...